Mamoré estreia com vitória no Mineiro sub-20 contra o Juventus


Mamoré começou bem sua participação no Mineiro sub-20 da segunda divisão, ao bater o Juventus de Minas Novas por 3×1, na tarde deste sábado (29) no Estádio Bernardo Rubinger. O Juventus saiu na frente aos 7 minutos com gol de Arthur. O empate esmeraldino aconteceu aos 29 através de Philipe. No finalzinho do primeiro tempo, em cobrança de falta, Rhuan virou para a equipe patense. No segundo tempo, o último gol da partida, anotado por Arthur Roquete, em outra cobrança de falta.

Os comandados de Pael voltam a campo no sábado, dia 13 de julho, às 15h, no Estádio Wasconcelos Costa, contra o Araguari. A próxima apresentação em casa será somente no dia 27 de julho, diante do Manchester.

A competição teve início no dia 1º de junho. com a participação de 13 equipes.

Grupo A

Villa Real, Itabirito, América de Teófilo Otoni. Tombense, Uberabinha, Nacional de Muriaé e Betis de Ouro Branco.

Grupo B

Mamoré, Serranense, Uberaba, Juventus, Manchester e Araguari.

Regulamento

As equipes se enfrentarão dentro de seus grupos, em turno único, classificando-se as quatro mais bem colocadas em cada um dos grupos para a segunda fase. 

Em caso de empate em pontos ganhos serão observados os seguintes critérios para desempate, pela ordem: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, confronto direito. menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e, por fim, se ainda persistir o empate, a parada será resolvida através de um sorteio público na sede da Federação Mineira de Futebol. 

www.agesporte.com.br

 

Betim começa segunda fase com vitória em casa


Começou a segunda fase do Módulo II do Campeonato Mineiro com a partida deste sábado (29) na Arena Vera Cruz entre Betim e Valeriodoce, pelo grupo C. Betim foi melhor e conseguiu a vitória por 3×1, todos os gols anotados na etapa final.

Juninho Tardelli (2) e Paulo Henrique fizeram para o Betim e Kaíque descontou para a equipe itabirana.

Daniel da Cunha Oliveira Filho apitou o jogo, auxiliado por Felipe Ramos de Santana e Gabriel Luís Santos. 

O Valeriodoce volta a jogar no próximo domingo, dia 7, no Israel, Pinheiro, às 10 horas da manhã diante da URT, que fará sua estreia na fase. O Betim estará de folga na segunda rodada, voltando a campo no dia 10, uma quarta-feira, às 20 horas, em Patos de Minas, diante do Trovão Azul.

Tabela

Jogos do Grupo A

Betim 3×1 Valério, em Betim, 29jun, 15h
Valério x URT, em Itabira, 7jul, 10h
URT x Betim, em Patos de Minas, 10jul, 20h
Valério x Betim, em Itabira, 14jul, 10h
URT x Valério, em Patos de Minas, 21jul, 15h30
Betim x URT, em Betim, 24jul, 19h30

Jogos do Grupo B

Mamoré x Aymorés, em Patos de Minas, 1ºjul, 20h
Aymorés x North, em Ubá, 6jul, 15h
North x Mamoré, em Montes Claros, 10jul, 20h
Aymorés x Mamoré, em Ubá, 13jul, 15h
North x Aymorés, em Montes Claros, 20jul, 15h
Mamoré x North, em Patos de Minas, 24jul, 20h

www.agesporte.com.br

Diretoria da URT se manifesta sobre acerto das dívidas


Membros da diretoria e do conselho da URT se manifestaram sobre o acerto de contas das dividas, que se acumularam ao longo dos anos. Já existe uma hipoteca do Estádio Zama Maciel, referente a empréstimos feitos por outras gestões, que deram como garantia o terreno. 

Segundo o presidente Ígor Cunha, dentro da negociação estão incluídos outros compromissos atrasados, como o pagamento de IPTU, impostos federais e estaduais e com fornecedores. O presidente considera que este é o momento de acertar todas as pendências e acha que isto não influenciará no rendimento do time na disputa da reta final do Módulo II. Segundo ele, jogadores e comissão técnica estão muito ligados na competição, na tentativa de colocar a equipe de volta ao Módulo I.

O edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária da URT foi publicado em tempo hábil. O Presidente Romeu Araújo de Sousa, do Conselho Deliberativo está convocando todos os membros associados para o encontro de terça-feira, dia 2 de julho, na sede do clube, na Avenida Brasil, 1085, para tratar da ordem do dia. 

“Deliberar sobre assuntos concernentes ao artigo 35, alínea “i” e artigo 83, parágrafo primeiro, ambos do Estatuto Social da URT.”

A primeira chamada será às 18h30, com a presença mínima de dois terços dos associados; e a segunda chamada para às 19h, com a presença de qualquer número dos membros com direito a voto.

O artigo 35 fala da competência do Conselho Deliberativo. Na alínea “i” consta: “Deliberar em CONJUNTO com a ASSEMBLEIA GERAL, sobre transações de imóveis de propriedade da URT, inclusive sobre outorga de garantia real.”

“Os bens imóveis, mesmo que registrados em sua matrícula como inalienáveis ou impenhoráveis, poderão ser alienados, doados, dados em garantia, permutados ou vendidos, desde que atenda as regras estabelecidas neste estatuto”, é o que traz o artigo 83, em seu parágrafo único.

Caberá aos membros da Assembleia Geral, conselheiros e sócios em dia com a tesouraria, deliberarem sobre a proposta da DB para acertos, mediante negociação de áreas determinadas pela empresa, no terreno do Estádio, que cobririam o valor da dívida que, segundo a declaração do presidente Ígor Cunha,  em entrevista recente, passaria dos R$ 6 milhões de reais. O presidente disse também que a proposta é parecida com a que foi apresentada em dezembro de 2023, que seriam lotes dentro da área do Zama Maciel. Pelo documento 2023, estas áreas estão localizadas na esquina da Avenida Brasil e rua Joaquim das Chagas e Avenida Paranaíba. A diferença, segundo Ígor Cunha,  seria a carência, que passaria para cinco anos. 

Como sempre em assuntos de muita relevância como este, surgem opiniões divergentes, o que é perfeitamente plausível. Quando esta mesma questão foi apresentada no mandato anterior, esta mesma situação aconteceu e a matéria acabou sendo protelada. Neste estágio atual, diretoria e conselho querem uma solução.

Há aqueles que sugerem o pagamento da dívida dentro de um percentual, que seria fixado ao credor, levando-se em conta o valor total do terreno onde está erguido o Estádio, com vistas à futuras negociações. 

Tudo isso vai para a Assembleia Geral Extraordinária de terça-feira, dia 2 de julho, em um dos momentos primordiais da vida da União Recreativa dos Trabalhadores. Com a palavra os sócios e conselheiros!

O presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Araújo, colocou seu celular à disposição dos associados, inclusive quanto a pagamento de mensalidades para terem direito a voto (34-9.9123-4393).

www.agesporte.com.br

 

Publicado em URT | Com a tag

Mamoré deve anunciar novos contratados até sexta para a segunda fase do M2


Em entrevista ao repórter Fausto Mundim, no programa Bola na Rede da Rádio Clube 98, o presidente do Mamoré, Marcelo Reis, afirmou que novas contratações serão feitas para a segunda fase do Módulo II. O último dia para inscrição de atletas será na sexta-feira, três dias antes da estreia do Sapo diante do Aymorés de Ubá, no Estádio Bernardo Rubinger.

Recentemente o Verdão Patense trouxe de volta dois jogadores, campeões no ano passado na segunda divisão, o atacante João Paulo e o volante Matheus Prado, além do meia Lucas Paranhos, que estava no Ipatinga. 

O presidente Marcelo Reis falou que, pelo menos mais três jogadores, chegarão para a disputa do restante da competição.

O próximo compromisso do time esmeraldino será segunda-feira, às 20h, contra o Aymorés, com promoção do ingresso antecipado, a R$ 40 reais. A venda se dará nos pontos costumeiros, entre eles, o Disk Bebidas do Marcelo (Praça do Mercado) e Lojas João Alemão.

Confira a sequência de jogos do Mamoré no Grupo D, em que sairá apenas um para a decisão final, com vaga garantida para a elite do mineiro no ano que vem.

Segunda-feira, dia 29 de junho, 20 horas – Mamoré x Aymorés, no Bernardo Rubinger;
Quarta-feira, dia 10 de julho, 20 horas – North x Mamoré, em Montes Claros;
Sábado, 13 de julho, 15 horas – Aymorés x Mamoré, em Ubá;
Quarta-feira, 24 de julho, 20 horas – Mamoré x North, no Bernardo Rubinger.

www.agesporte.com.br

FMF confirma datas e horários dos jogos da segunda fase do Módulo II


A Federação Mineira de Futebol divulgou datas e horários das partidas da segunda fase do Módulo II 2024. Serão dois triangulares em turno e returno, saindo-se daí as duas equipes que decidirão o título, já com vagas asseguradas no Módulo I do próximo ano. 

No regulamento da competição, constava a formatação da tabela com base na posição dos clubes na fase classificatória. 

O Grupo C tem o 1º, 4º e 6º na colocação geral: URT, Betim e Valeriodoce de Itabira e o Grupo D, com o 2º, 3º e 5º colocados: North de Montes Claros, Mamoré e Aymorés de Ubá.

URT

URT estará de folga na primeira rodada, estreando na segunda rodada, no dia 7 de julho, às 10h no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira, diante do Valério. Na sequência, o Trovão Azul receberá o Betim, na quarta-feira, dia 10.

Na quarta rodada, o Trovão estará de folga, na abertura do returno e volta a atuar no dia 21 de julho, um domingo, às 15h30, em casa, contra o Valério. A última partida na fase será no dia 24, às 19h30 contra o Betim, na Arena Vera Cruz.

Mamoré

Mamoré começa sua participação contra o Aymorés, no Bernardo Rubinger, na segunda-feira, dia 1º de julho, 20h, folgando na segunda rodada. Na sequência, enfrentará o North em Montes Claros, no dia 10, uma quarta-feira.

Na virada da tabela, o Sapo terá uma partida em Ubá, contra o Aymorés, no sábado, 20 de julho, 15h. Encerramento da fase será em Patos de Minas diante do North, na quarta-feira, dia 20, às 20h.

www.agesporte.com.br

URT e Mamoré ficam em grupos diferentes da segunda fase do Módulo II


Encerrada neste sábado (22) com todos os jogos no mesmo horário (15h), a primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro 2024.

Na classificação geral, independente de grupo, a URT ficou em primeiro lugar, seguida pelo North e Mamoré (todos do Grupo A) e mais Betim, Aymorés e Valeriodoce (Grupo B).

Resultados da rodada

Grupo A

Em Sete Lagoas – Democrata 0x1 Valeriodoce – gol de DG.
Em Muriaé – Nacional 3×1 Aymorés – William Júnior (2) e Patrick anotaram para o Nacional; Pedro Ígor fez para o time de Ubá.
Em Betim – Betim 2×0 Tupi – gols de Erick Sales e Marcos Kayck, rebaixando o Tupi para a segunda divisão (Terceirona).

Grupo B

Em Patos de Minas – Mamoré 3×2 Varginha – Para o Sapo marcaram Joel (de pênalti), Jhonata Kaíque e Lucas Paranhos. Luann e Matheus Coruja conferiram para o VEC.
Em Varginha – Boa 0x2 URT – gols de Lelo e Ítalo Tanque. Foi o quarto gol do atacante Lelo, do Trovão Azul. URT primeira colocada “geral” e Boa, rebaixado do Grupo B.
Em Poços de Caldas – Caldense 1×0 North – A veterana evitou o rebaixamento e marcou com João Guilherme.

Classificação dos grupos

Grupo A

1º- Betim (14)
2º- Aymorés (13) 3 vitórias
3º- Valeriodoce (13) 2 vitórias
Eliminados:
4º- Nacional (12)
5º- Democrata (12)
Rebaixado:
6º- Tupi (10)

Grupo B

1º- URT (19)
2º- North (18)
3º- Mamoré (15)
Eliminados
4º- Caldense (11)
5º- Varginha (8) déficit de 3 gols
Rebaixado:
6º- Boa (8) déficit de 5 gols

Classificação Geral

Avançaram para a Segunda fase

1º- URT
2º- North
3º- Mamoré
4º- Betim
5º- Aymorés
6º- Valeriodoce

Grupos da Segunda fase

Grupo C

1º – 4º – 6º na classificação geral
URT
Betim
Valeriodoce

Grupo D

2º – 3º – 5º na classificação geral
North
Mamoré
Aymorés

Tabela da Segunda fase

1ª rodada – de 29 de junho a 1º de julho
Grupo C – em Betim, Betim x Valério – folga: URT
Grupo D – em Patos de Minas, Mamoré x Aymorés – folga: North

2º rodada – de 5 a 6 de julho
Grupo C – em Itabira, Valério x URT – Folga: Betim
Grupo D – em Ubá, Aymorés x North – folga: Mamoré

3º rodada – 10 de julho (quarta)
Grupo C – em Patos de Minas, URT x Betim – folga: Valério
Grupo D – em Montes Claros, North x Mamoré – folga: Aymorés

Returno

4º rodada – 13 e 14 de julho
Grupo C – em Itabira, Valério x Betim – folga: URT
Grupo D – em Ubá, Aymorés x Mamoré – folga: North

5ª rodada – 20 e 21 de julho
Grupo C – em Patos de Minas, URT x Valério – folga: Betim
Grupo D – em Montes Claros, North x Aymorés – folga: Mamoré

6º rodada – 24 de julho (quarta)
Grupo C – em Betim – Betim x URT – folga: Valério
Grupo D – em Patos de Minas – Mamoré x North – folga: Aymorés

Atenção: O primeiro classificado em cada grupo terá a sua vaga garantida no Módulo I de 2025. Os vencedores dos grupos C e D decidirão o título do Módulo II em duas partidas.

www.agesporte.com.br

URT vence o Boa e termina em primeiro lugar geral na fase classificatória do M2


URT chegou a quatro jogos sem derrota no Campeonato Mineiro do Módulo II, ao vencer o Boa Esporte no Dilzon Melo, em Varginha, por 2×0, encerrando em primeiro lugar geral, na fase classificatória.

Com isso, o Trovão Azul terá pela frente no triangular da segunda fase, Betim e Valeriodoce de Itabira, no grupo C. São jogos de ida e volta e quem chegar em primeiro, garantirá vaga no Módulo I do ano que vem, além de disputar o título com o vencedor do grupo D, que terá North, Mamoré e Aymorés.

O jogo

A celeste entrou em campo já com a classificação garantida para a segunda fase contra o Boa, lutando contra o rebaixamento e acabou sendo rebaixada, com o resultado e os outros placares da rodada.

O treinador Gian Rodrigues deixou de fora os jogadores pendurados com dois cartões amarelos e não contou com o lateral Caíque, que fraturou a tíbia em treinamento e está fora da competição.

O atacante Lelo chegou ao seu quarto gol no campeonato, conferindo logo aos 3 minutos de partida.

Com o jogo controlado, o Trovão Azul chegou ao segundo gol, aos 48 da etapa final através de Ítalo Tanque.

No final da partida, frustração pelos lados do Boa, o time rebaixado do Grupo B. No Grupo A quem caiu foi o Tupi de Juiz de Fora.

Boa

Edmar Sucuri; Bruno Luíz (Nícolas), William Oliveir, Zé Felipe (Messias) e Neto; Borin, Gabriel Henrique e Gabriel Costa (Michael);
João Vítor (Daniel), Thaileon (Roberto) e Orlando Júnior.
Treinador: Rogério Henrique.

URT

Railson; Murici (Eric), Wesley, Jadson e Andrezinho (Douglas Alemão);
Edson Magal, Luanderson e Daniel Alagoano;
Marcelinho (Wanderson), Lelo (Ítalo Tanque) e Vítor Alagoano (Cebolinha).
Treinador: Gian Rodrigues.

Vinícius Gomes do Amaral apitou a partida, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Augusto Magno de Ramos. Taitson José de Oliveira foi o quarto árbitro.

Confira: resultados da rodada / classificação da primeira fase / a formação dos novos grupos / tabela da segunda fase

www.agesporte.com.br
Foto: Toninho Cury

Mamoré encerra primeira fase do M2 com virada diante do Varginha


Virada do Mamoré diante do Varginha por 3×2, na tarde deste sábado (22) no Estádio Bernardo Rubinger, no encerramento da primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Com o resultado, o Sapo terminou em terceiro lugar geral e avança para o Grupo D, tendo como adversários o North de Montes Claros e o Aymorés de Ubá.

O jogo

O Varginha, lutando contra o rebaixamento, tomou iniciativa e marcou o primeiro gol, numa escapada do atacante Luan, aos 25 minutos do primeiro tempo. Não demorou muito e aconteceu o empate do Verdão Patense. O árbitro Zanovelli marcou pênalti, num toque de mão dentro da área e Joel balançou a rede. Resultado do primeiro tempo: 1×1.

O VEC começou melhor na etapa final e marcou o segundo gol, com Matheus Coruja, aos 4 minutos, após uma assistência do destaque do time do Sul de Minas, o camisa 10 Ígor Lemos.

A reação do Mamoré ocorreu a partir da metade do segundo tempo. Jhonatan Kaíque empatou aos 38, um chutaço de longe, golaço e o estreante Lucas Paranhos conseguiu a virada, de cabeça, aos 43, após cobrança de escanteio, da esquerda. Placar final: 3×2.

Em função dos cartões amarelos, o treinador Zé Humberto fez mudanças no time, com Donato na zaga, Michael na lateral-esquerda, Michelon e Léo Aquino no meio. O atacante João Paulo, de retorno ao Sapo após o título de 2023, entrou em lugar de Matheus Barbosa.

Mamoré

Luisão; Iúry (Nícolas), Donato, Anderson Sobral e Michael;
Wallace (Lucas Paranhos), Michelon e Léo Aquino (Íkaro);
Matheus Barbosa (João Paulo), Joel e Mucuri (Jhonata Kaique).
Treinador: Zé Humberto.

Varginha

William Menezes; Natan, Rafael Caldeira, Matheus Vinícius e Tonhão;
Wisney, Luann, Guilherme Vieira (João Cardoso) e Ígor Lemos;
Gabriel Porquinho (Joilson Lukaku) e Matheus Coruja.
Treinador: Paulo Helber.

Apitou o árbitro FIFA, Paulo César Zanovelli da Silva, com os assistentes Samuel Henrique Soares Silva e Pablo José Martins; quarto árbitro: Wagner Ferreira de Souza.

Confira os resultados da rodada, a classificação dos grupos, a classificação geral, os novos grupos e a nova tabela

www.agesporte.com.br

Resultado no Mangueirão classifica URT e Mamoré para a segunda fase do Módulo II


Jogo de duas viradas no Zama Maciel na tarde deste domingo, no encerramento da penúltima rodada do Campeonato Mineiro do Módulo II. Talvez tenha sido a melhor partida do Módulo II deste ano. A URT bateu a Caldense por 3×2. O Trovão começou na frente com gol de Wesley, aos 22 minutos, bela assistência de Ítalo Roque. 

A Caldense voltou com mais força no segundo tempo e conseguiu a virada no placar. Zé Arthur marcou aos 2 minutos e Allan Calbergue fez aos 17, um golaço, chutando de longe e acertando o ângulo.

A URT retomou o comando da partida, com as substituições, principalmente a entrada de Lelo, que fez a diferença. O camisa 21, que retornou após a contusão sofrida na quarta rodada da competição, empatou aos 28 minutos. Pouco tempo depois, sofreu pênalti, cometido pelo goleiro Omar. Ele mesmo fez a cobrança, aos 39 minutos, com paradinha, e acertou o canto esquerdo do goleiro da Veterana, conseguindo a segunda virada no jogo. Foi o terceiro gol de Lelo na competição, jogador que havia marcado no primeiro clássico contra o Mamoré.

O resultado deu a classificação a URT, antecipadamente, para a segunda fase e também o Mamoré, uma vez que a Caldense não pode mais alcançar o Sapo, na pontuação. Dessa forma, North e URT, primeiro e segundo colocados do Grupo B, decidirão posições na última rodada e o Mamoré, com qualquer resultado, terminará em terceiro na chave.

A classificação geral dos dois grupos é que decidirá os participantes e os confrontos dos dois triangulares, dos grupos C e D, da segunda fase. Somente ao final da última rodada é que haverá as definições.

URT

Paulo Henrique; Andrezinho (Alex Murici), Wesley, Gabriel Macedo e Caíque;
Edson Magal, Fernandinho e Bernardo (Lelo);
Marcelinho (Thiago Balaio), Ítalo Tanque (Vítor Alagoano) e Rian (Daniel Alagoano). Treinador: Gian Rodrigues.

Andrezinho, Marcelinho e Rian foram substituídos por força de lesões musculares. 

O zagueiro Gabriel Macedo, que estava pendurado com cartões, recebeu o terceiro e está fora do último jogo da fase, sábado em Varginha, diante do Boa.

CALDENSE

Omar; Fábio Sá (Máicon Douglas), Sandoval, Luciano Pereira e Alan Pires;
Lucas Silva (Otávio Gamarra), Romário e David Lazari (William Bahia);
Allan Calbergue, João Guilherme e Zé Arthur.
Treinador: Mauro Fernandes.

A Caldense, juntamente com o Boa e Varginha decidirão na última rodada, quem vai ser rebaixado para o campeonato da Segunda divisão do ano que vem.

Arbitragem excelente de Felipe Fernandes de Lima, com os assistentes Emílio Júnio Nascimento Santos e Augusto Magno de Ramos; quarta árbitra: Andreza Helena de Siqueira.

Resultados da 9ª rodada

Grupo A

Sábado, 15h30, em Juiz de Fora: Tupi 1×1 Democrata SL. Gean Carlo marcou para o Tupi e Thomasel empatou para o Jacaré.
Domingo, 10h, em Ubá: Aymorés 1×0 Betim, gol de Pedro Vítor.
Domingo, 10 horas, em Itabira: Valeriodoce 2×0 Nacional, gols de Kaíque Maciel e Luiz Felipe.

Grupo B

Sábado, 15h, em Montes Claros: North 1×0 Mamoré, gol de Ramón Silva.
Sábado, 16h, em Varginha: Varginha 1×1 Boa. VEC saiu na frente com gol de Wisney e o Boa empatou com João Vítor.
Domingo, 15h30, em Patos de Minas: URT 3×2 Caldense. Lelo (2) e Wesley para o Trovão Azul; Zé Arthur e Allan Calbergue para a Veterana de Poços.

Classificação

Grupo A

Aymorés subiu duas posições e assumiu a liderança com 13 pontos. Democrata e Betim mantiveram suas pontuações (12 e 11, respectivamente) em segundo e terceiro lugares. Antes da última rodada, estão na faixa de classificação. No entanto, os demais concorrentes ainda têm chances de entrarem no G3.

Tupi e Valério com 10 e o Nacional, atualmente o lanterna com 9, ainda estão na briga por vagas na fase seguinte.

Grupo B

North e URT, os vencedores da rodada, chegaram a 18 e 16 pontos respectivamente e definem o primeiro lugar nos jogos que terão no próximo sábado. Mamoré, com qualquer resultado, ficará em terceiro lugar do Grupo. Hoje o Sapo tem 12 pontos.

Do outro lado, Varginha, Caldense e Boa, que é o último colocado, todos com 8 pontos, vão lutar contra o rebaixamento e não podem mais chegar entre os três primeiros. 

10ª (última) rodada da primeira fase

Todos os jogos serão disputados no mesmo horário, às 15h, de sábado, dia 22.

Grupo A
Em Sete Lagoas: Democrata x Valeriodoce
Em Muriaé: Nacional x Aymorés
Em Betim: Betim x Tupi

Grupo B
Em Varginha: Boa x URT
Em Poços de Caldas: Caldense x North
Em Patos de Minas: Mamoré x Varginha.

Observe que no Grupo B, haverá confrontos entre times que estão classificados contra aqueles que lutam contra o rebaixamento e sem chance de avançarem.

Classificação Geral

A segunda fase terá dois grupos, o “C” e o “D”. Serão três equipes em cada grupo para se enfrentarem dentro das chaves em turno e returno. O primeiro colocado em cada grupo irá para a decisão, com vaga garantida no Módulo I do próximo ano.

Sem contar os jogos da 10ª e última rodada que serão disputados no próximo sábado, dia 22, todos no mesmo horário, às 15 horas, os grupos C e D teriam as seguintes equipes:

Grupo C

1º geral: North de Montes Claros
4º geral: Mamoré
6º geral: Betim

Grupo D

2º geral: URT 
3º geral: Aymorés
5º geral: Democrata de Sete Lagoas

Não está definido ainda. Reforçando: Tupi, Valério e Nacional ainda podem figurar entre os três primeiros do Grupo A. Dessa forma, apenas com a definição dos jogos do dia 22, é que poderão ser definidos os integrantes dos dois triangulares da segunda fase.

www.agesporte.com.br
Fotos: Toninho Cury

Colúmbia comemora 50 anos com evento no CT do Olaria


A festa dos 50 anos do Colúmbia Esporte Clube, realizada neste sábado (15), no CT do Clube Atlético Olaria, em Patos de Minas, vem sendo preparada há algum tempo por Ademir Wilson de Sousa, o Didi, um dos maiores craques do futebol de Patos de Minas, que através de um grupo de watts app, passou a convidar ex-atletas que defenderam a camisa do Colúmbia durante a caminhada de sucesso da agremiação. O Grupo conta hoje com 95 membros.

Os “columbianos” estão sempre fazendo as suas postagens, com muita informação e muita resenha também. Através deste meio, a comemoração dos 50 anos foi preparada, com os acertos financeiros, a escolha do modelo da camisa comemorativa, enfim, todos os detalhes para que a festa fosse um sucesso, como de fato foi.

1974

O Didi nos passou alguns dados curiosos sobre o Colúmbia.

Antonio José de Sousa, desportista e amante do futebol, fundou um time de futebol com o nome de “Cascudos”, antigo apelido da família Sousa. Os atletas, quase em sua totalidade, pertenciam a essa família. 

No ano seguinte, Antonio alterou o nome para Colúmbia, após assistir a um filme, em que aparecia um avião com este nome. E ficou Colúmbia.

Com o passar do tempo, outros atletas, que não eram da família, também foram entrando na equipe, agregando valor, tornando o Colúmbia uma equipe ganhadora de títulos. 

A lista das conquistas é extensa. Foram cinco títulos da Super Copa dos Bairros, promovida pela Rádio Clube, através de Adamar Gomes e Kid Mosquito.  (pentacampeão) e mais quatro do Torneio Primavera (tetra), organizado pelo Jorge Alves Paulino. 

Levantou também os trofeus do Torneio Antonio Maria, Quadrangular do Batalhão, o Primeiro Campeonato da segunda divisão da Liga Patense de Desportos, a Copa da Radiopatos, o Torneio dos Campeões da LPD, o Torneio Rural Sênior na comunidade de Mata Burros. Enfim, o Colúmbia brilhava no futebol autônomo e amador de Patos de Minas.

Antonio José de Sousa, o popular Pantera, organiza toda a história do Colúmbia em números. São quase 200 atletas, contando até aqueles que atuaram uma única vez e o que esteve em campo por maior número de vezes, justamente ele, o goleiro e atacante Pantera, com 399 jogos.

O Colúmbia não é apenas um time de futebol, ressalta Didi: “é uma família”, e a comprovação de tudo isso, é o entrosamento de toda a turma, demonstrado não somente hoje, mas em toda a história da agremiação.

Apelido

É curioso a forma como Antonio José de Sousa recebeu o apelido de “Pantera”. Aconteceu em uma partida de futebol. O goleiro Antonio, deveria estar retardando o jogo, com a tradicional “cera”. E lá da arquibancada veio a voz do saudoso Ibraim Francisco de Oliveira, que foi presidente da URT: “Ei goleiro! Você parece a Pantera Cor de Rosa”. 

O Didi conta que no outro dia no programa Bola na Rede, da Rádio Clube, o Adamar Gomes, ao comentar o jogo, citou o nome do goleiro como “Pantera”, em alusão ao acontecido no dia anterior. E aí o apelido pegou. A partir daí, Pantera assumiu o apelido, pois gostava do personagem dos filmes, passou a utilizar o uniforme, com camisa, calção, meias, luvas e até uma faixa no cabelo, tudo na cor rosa. 

Comemoração

A programação no CT do Olaria, neste sábado (15) foi seguida à risca. Os participantes/convidados chegaram às oito da manhã para aquele bate-papo. Por volta de 9h30 foram para o campo de jogo. Feita a oração, aconteceu o chute inicial com a participação de Pantera, o fundador do clube; Zé Borges, um dos maiores craques de futebol nascido em Patos de Minas e a senhora Marli, representando a família Sousa, onde toda a história começou.

Após o futebol, a programação continuou com “comes e bebes”, não faltando a resenha sadia.

Parabéns ao Colúmbia e aos Columbianos!!!!!!

www.agesporte.com.br
(Colaboraram Didi Sousa e Antonio Pantera)

Obs.: mais fotos na página Adamar Gomes Esporte (AG Esporte) do FACEBOOK