No quarto dia de competições na Copa do Mundo 2018, na Rússia, Brasil empatou em sua estreia, em Rostov, diante da Suiça em 1×1. Time comandado pelo técnico Tite foi bem no primeiro tempo e saiu na frente com gol de Philippe Coutinho, que naquele momento era o melhor da seleção, aos 19 minutos, finalizando de fora da área, no ângulo esquerdo do goleiro suiço.
No segundo tempo, Zuber, de cabeça, depois de escanteio cobrado da direita, empatou a partida aos 4 minutos. O zagueiro Miranda foi empurrado no lance e o árbitro acabou não marcando a falta e nem convocando o VAR – o árbitro de vídeo, que está sendo decisivo neste mundial, pelo menos em jogos anteriores.
A seleção brasileira parece ter se abatido pelo empate e não conseguiu mais comandar as ações. O atacante Neymar, que ainda não está 100% fisicamente (isso ficou evidenciado), teve uma atuação discreta e acabou não fazendo a diferença.
Time jogou com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo (que foi o capitão); Casemiro (CA); Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. No segundo tempo foram feitas três alterações: Fernandinho em lugar de Casemiro (pendurado com o cartão amarelo); Renato Augusto em lugar de Paulinho e Roberto Firmino no posto de Gabriel Jesus.
Foram 36.482 torcedores em Rostov. Arbitragem do mexicano Cesar Ramos, comprometedora. A Seleção ainda reclama um pênalti que teria sido cometido em Gabriel Jesus, mas é o lance passível de interpretação. O atacante brasileiro acabou forçando a barra e preferiu cair a seguir disputando a jogada.
Em sua entrevista, o técnico Tite avaliou que os jogadores que participaram das substituições foram bem, mas não quis adiantar se haverá mudanças para o segundo jogo do Grupo E, marcado para sexta-feira, diante de Costa Rica.
Quem é favorito?
A primeira rodada, que ainda não terminou, está mostrando que os tidos e havidos como favoritos estão encontrando dificuldades e “dando com os burros n’água”.
A Alemanha foi derrotada pelo México por 1×0. A Argentina empatou com a Islândia em 1×1. E agora o Brasil terminou em 1×1 com a Suiça.
A anfitriã Rússia inaugurou a Copa com 5×0 diante da Arábia Saudita. Uruguai bateu o Egito (1×0). Marrocos caiu diante do Irã (1×0). Croácia fez 2×0 na NIgéria. Sérvia, no grupo do Brasil, ganhou de 1×0 de Costa Rica.
A França fez o seu papel com os 2×1 na Austrália. E no jogo mais movimentado até agora, Portugual e Espanha empataram em 3×3, com direito a três gols de Cristiano Ronaldo: o primeiro de pênalti, o segundo, num frango do goleiro e o terceiro em cobrança de falta, aos 42 do segundo tempo, empatando a partida, depois da virada espanhola.
O sábado, dia 16, contou com quatro partidas e cinco pênaltis, sendo um perdido, por Messi, no jogo da Argentina contra a Islândia.
Dos três considerados pela FIFA como melhores do mundo, apenas Cristiano Ronaldo deu o seu recado. Messi e Neymar estão devendo e têm, pelo menos mais duas partidas cada um, para mostrarem a fama que têm.
AGesporte