URT entrou em campo pela última vez na temporada, na partida de sábado (5) no Zama Maciel, com a derrota de 2×0 diante do Boa, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro do Módulo II. As duas equipes entraram para o gramado sem chances de acesso para a primeira divisão e disputarão novamente o Módulo II em 2024.
Coincidentemente, a URT perdeu para o Boa pelo mesmo placar, em seu jogo de estreia no Mangueirão. No outro confronto entre ambos, o Trovão Azul se deu bem em Varginha, no primeiro turno do hexagonal, goleando por 4×0.
Resultados da URT na primeira fase
URT 0x2 Boa
North 0x1 URT
URT 0x3 Betim
URT 2×0 Varginha
Aymorés 1×0 URT
URT 1×1 Uberlândia
Tupynambás 1×2 URT
URT 3×0 Itabirito
União Luziense 0x1 URT
URT 2×1 Nacional de Muriaé
Tupi 0x2 URT
Hexagonal final
URT 2×2 Aymorés
Boa 0x4 URT
URT 1×2 Betim
Uberlândia 3×1 URT
URT 2×0 Itabirito
Returno
Itabirito 2×0 URT
URT 2×0 Uberlândia
Betim 2×1 URT
URT 0x2 Boa
Aymorés x URT
Altos e baixos
A URT teve oscilações durante o campeonato. Começou mal, perdendo as duas primeiras partidas como mandante. Recuperou-se graças às suas atuações fora de casa, com bom aproveitamento, que lhe deram condição de chegar ao primeiro lugar na fase classificatória. O Trovão Azul era apontado como grande favorito ao acesso e ao título do Módulo II.
No Hexagonal final, os altos e baixos persistiram, devido a problemas extracampos, que acabaram tirando um pouco o foco dos celestes, que almejavam conseguir uma das vagas para o Módulo I do ano que vem. Dentro de campo, a instabilidade técnica acabou fazendo a diferença.
Tudo isso contribuiu para que nas duas últimas rodadas, a URT chegasse ao ponto de entrar em campo apenas para cumprir tabela.
Para completar a situação, o seu último jogo no campeonato diante do Aymorés em Ubá foi cancelado, a pedido dos clubes com aval da organizadora da competição. Com isso prevalecerá para o histórico da competição, a posição de ambos após a nona rodada. URT termina em quarto lugar no hexagonal decisivo com 10 pontos e o Aymorés em último nesta fase decisiva com apenas 6 pontos e uma vitória conquistada.
Gols e artilheiros
A URT marcou 26 gols ao longo da competição e seu principal artilheiro foi Robinho, que acabou deixando a equipe para defender o Guarani de Campinas, na reta final da competição.
Os outros goleadores foram: Thomasel (3), Giovanny, Thomás e Rodrigo Gaia (2); Sandro, João Vítor, Eduardo Amâncio, Giba, David Lucas, Alex Paulino e Fabinho (1) cada um.
Por: Adamar Gomes – Foto: Toninho Cury