Começa no próximo sábado (28), mais uma edição do Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos, neste ano contando com dez participantes. A cidade de Carmo do Paranaíba entra com maior número de participantes (3): Paranaíba, Bela Vista e Niterói. O único representante de Patos de Minas é o Mamoré, com uma equipe de jovens comandada pelo técnico Pael.
Os outros participantes são: Dínamo (Araxá), Sparta (São Gotardo), Santa Cruz (Lagoa Formosa), Novo Andorinhas (Presidente Olegário), Ouro Verde (Arapuá) e Tirense (Tiros).
A primeira rodada mostra o Mamoré estreando diante do bicampeão Niterói, que mandará seus jogos no Estádio “Otacílio Mundim”, em Lagoa Formosa. Em Carmo do Paranaíba, no “João Luís de Carvalho”, o Paranaíba fará seu primeiro jogo contra o Dínamo, representante de Araxá. Sparta e Santa Cruz vão se enfrentar no “Olavo Bilac” em São Gotardo. No “José Drumond de Castilho”, em Presidente Olegário, o Novo Andorinhas receberá o Bela Vista. Finalmente em Arapuá, no Estádio “Antonio Albino de Moura”, o Ouro Verde joga diante do Tirense.
As dez equipes se enfrentam em um único turno, sendo nove jogos para cada um e, ao final da primeira fase, as oito primeiras colocadas estarão participando da fase seguinte, em confrontos de mata-mata. A fase classificatória terá jogos até o dia 29 de setembro.
O primeiro campeão regional foi o Mamoré em 1983, tendo conquistado também o título no ano de 1985. Foram poucas as participações da equipe esmeraldina, assim como dos outros dois times que chegaram ao título de campeão: O Olaria, com quatro conquistas, sendo a última em 1999 e o Paranaíba, campeão uma vez.
O Paranaíba de Carmo do Paranaíba tem o maior número de títulos do Regional, sendo seis no total. O Galinho Carmense levantou o último troféu em 2011. O Santa Cruz de Lagoa Formosa foi campeão quatro vezes, o Nacional de Lagamar, em três oportunidades.
Juventude de São Gotardo, Paracatu, Andorinhas, União de Brasilândia, 1º de Maio de Ibiá, Bela Vista e Coromandel também já sentiram o gostinho de levantarem o troféu de campeão.
Nos últimos quatro anos, o Regional da LPD teve dois bicampeões: Sparta de São Gotardo (2014 e 2015) e o Niterói de Carmo do Paranaíba (2016 e 2017).
Por: Adamar Gomes – AGesporte – Foto: Toninho Cury