O evento do grupo Geração 50 + está cancelado para este final de ano, segundo comunicado de um de seus coordenadores, Marcos Limírio (Rabicó), alegando a pandemia do coronavírus.
O jogo-festa com reunião de amigos e ex-jogadores do futebol patense está no calendário esportivo de Patos de Minas, sempre com muito sucesso, momento de confraternização e de relembras as inúmeras históricas “daquele” tempo. O evento estava previsto para o dia 27, mas pode ficar para o feriado da Semana Santa do próximo ano, dependendo do cenário da covid-19 na oportunidade.
Ricardo Lagares falou do duelo que aconteceria, revivendo confrontos de quarenta anos atrás entre o Cruzeirinho Patos e Clube e o Estrela Vermelha. Os uniformes personalizados já estavam devidamente preparados. Esperava-se a participação de cerca de 200 a 250 participantes no encontro, que provocaria aglomeração, nada recomendável para o momento atual.
Geração 50 +
Segundo Marcos Limírio (Rabicó), tudo começou em 2009 com o encontro “30 anos do J. SanRemo. Em dezembro de 2016 aconteceu o primeiro encontro com o nome de “Grupo Patos Geração 50+”, com o futebol no campinho da Fazendinha, seguida de confraternização no Bar do Geraldinho.
Em 2017, iniciou-se o encontro dos moldes atuais, no campo Manezinho Mendonça, repetindo-se em 2018 e 2019.
Em 2009, houve a participação de cerca de 40 amigos do futebol, além de familiares que marcaram presença no churrasco, com a bola rolando na URT e a festa em baixo da tradicional Mangueira do Estádio Zama Maciel. Em 2016, houve a presença aproximada de 35 pessoas, aumentando para 60 no ano seguinte e 80 em 2018. No ano passado, 112 participantes aproximadamente, com futebol, transmissão nas redes sociais, churrasco, bebida e muito bate-papo. Em todos os encontros, houve a assinatura no livro de presença dos amigos do Geração 50+.
Marcos Limírio, coordenador-geral do encontro, falou ainda do trabalho de muita gente, ressaltando João Leonardo, seu concunhado, responsável pela aquisição dos uniformes, além de Ricardo Lagares, encarregado de filmagens, transmissão e arbitragem. Ainda o conhecido Brasil, que cuida do espaço e estrutura física, logística da festa como contratação de pessoal da cozinha, do churrasco, da faxina, preparação do campo e tesouraria.
Por: Adamar Gomes