Com a conquista do América de uma vaga para a Libertadores da América de 2022, a URT foi presenteada com uma vaga na próxima disputa da Copa do Brasil. Será a sétima participação do Trovão Azul na competição. A primeira contra o Fluminense, em dois jogos em 2000. No ano seguinte, mais duas partidas diante do Mixto de Cuiabá. Em 2006, a URT eliminou o Londrina em dois jogos e foi eliminada pelo Santos de Vanderlei Luxemburgo na segunda fase.
Em 2017, o adversário foi o Luverdense, em jogo único no Zama Maciel. No ano seguinte, o Trovão enfrentou o Paraná. Em 2019, equipe patense eliminou o Coritiba na primeira fase e caiu, na disputa na marca do pênalti, diante do Vila Nova de Goiânia.
Em entrevista nesta sexta-feira (10) no programa Bola na Rede da Rádio Clube 98, a presidente Maria Isabel falou da importância da vaga, não só para visibilidade do clube, como também pelo lado financeiro. Ao mesmo tempo, conclamou a torcida para aderir ao programa Sócio-Torcedor, com mais este atrativo, o jogo ou jogos da Copa do Brasil.
Por: Adamar Gomes