Reunidos na sede da Federação Mineira de Futebol na tarde desta segunda (30), os clubes do Campeonato Mineiro do Módulo I aprovaram a fórmula de disputa da competição 2018, com a novidade da fase quartas-de-final.
Doze equipes disputarão a primeira fase em turno único e cada time fará 11 jogos. Ao término dessa etapa, os oito primeiros colocados, conseguirão vaga nas quartas-de-final, diferentemente das últimas disputas, quando se classificavam os quatro primeiros direto para a semifinal.
Outra novidade é que, nas quartas-de-final, a disputa será em jogo único, entre 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º, 4ºx5º, com a partida acontecendo no Estádio da equipe melhor colocada.
Nas semifinais e finais, os jogos voltam a acontecer em ida e volta. Em caso de empate, a partir das “quartas”, a decisão será na marca do pênalti.
Caso duas equipes do interior se classificarem para as semifinais e forem eliminadas, haverá disputa extra pelo título de Campeão do Interior.
A nova fórmula foi apresentada pelo Villa Nova com o apoio dos demais times interioranos, somando 45 votos, contra 33 das equipes da capital. Lembrando que o voto tem peso de acordo com a colocação no último campeonato. Enquanto o voto do campeão Atlético tem o peso 12 e do vice, Cruzeiro, 11, os demais colocados, tem o peso decrescente até o valor 3 para o 10º colocado. Patrocinense e Boa, que vieram do Módulo II, tiveram participação com dois e um, respectivamente.
Os clubes têm prazo até o dia 5 de janeiro de 2018 para apresentarem seus laudos técnicos referentes aos seus Estádios.
O valor mínimo dos ingressos foi estabelecido em dez reais.
O início do Campeonato Mineiro do Módulo I será no dia 17 de janeiro de 2018 (uma quarta-feira).
AGesporte / Foto: FMF