O Campeonato o Mineiro do Módulo II 2019 já começou com problemas, com a desistência do Tricordiano, a um dia da abertura da competição. Primeiramente, a equipe de Três Corações teria que mandar o seu jogo da primeira rodada em Divinópolis, por problemas no Estádio Elias Arbex. Depois houve atraso no registro de jogadores, o que proporcionaria perda de pontos da equipe contra o Serranense. Diante disso, a diretoria resolveu tirar o time do Campeonato, que nem mesmo havia se iniciado. Com isso, o Tricordiano deverá ser suspenso de todas as competições da FMF por dois anos e, quando quiser retornar, terá que começar sua caminhada na Terceirona. Além disso, a equipe incorrerá em multa pesada a ser confirmada pelo TJD, podendo chegar a R$ 100 mil reais.
Sem o Tricordiano, já rebaixado, o Módulo II seguirá com 11 participantes e, em toda a rodada, haverá ganho de pontos (3×0) para o time que enfrentaria o representante de Três Corações. Os quatro primeiros colocados da primeira fase passarão para a semifinal, em jogos de mata-mata (1ºx4º, 2ºx3º). O último colocado será o outro rebaixado para o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2020.
O campeão da Terceirona do ano passado, o Coimbra, derrotou o Uberlândia por 1×0, em jogo disputado na Arena do Calçado, em Nova Serrana. Já o vice da Terceirona, o Athletic de São João Del Rey, recebeu o Democrata de Governador Valadares e fez 2×1, também no sábado. No Parque do Sabiá, o CAP Uberlândia foi derrotado pelo América deTeófilo Otoni por 1×0. O Ipatinga também perdeu em casa, para o Nacional de Muriaé por 3×2. No Uberabão, o Uberaba derrotou o Democrata de Sete Lagoas por 1×0.
A primeira fase seguirá até 20 de abril, quando será disputada a 11ª e última rodada, para que sejam apontados os quatro times que irão para a fase semifinal e depois para a disputa do título. Os dois primeiros disputarão o Módulo I de 2020.
AG Esporte – Foto: FMF (divulgação)