O conselho técnico do Campeonato Mineiro de 2021 será realizado no próximo dia 14 de dezembro, às 14h. Os 12 times participarão de reunião virtual, em tempos de pandemia do coronavírus para decidirem todos os detalhes da competição, que tem seu início previsto para dia 28 de fevereiro. Os jogadores não terão férias e os calendários de 2020 e 2021 ficarão emendados.
A URT vai para sua oitava participação seguida, desde 2014, depois de conquistar o acesso no ano anterior. Na lista Atlético, Cruzeiro e América, além dos outros clubes do interior: Boa, Caldense, Patrocinense, Tombense, Uberlândia, Coimbra, além de Pouso Alegre e Athletic que ficaram com as vagas de Villa Nova e Tupynambás, rebaixados na atual temporada.
O formato de disputa será mantido, pelo menos por mais um ano, cumprindo o que determina o Estatuto do Torcedor, com a classificação dos quatro primeiros para a fase semifinal, saindo-se daí os dois finalistas. Os classificados de quinto a oitavo, disputariam o Trofeu Inconfidência, paralelo ao Estadual.
Ainda não se sabe sobre a possibilidade de se ter público nos Estádios e vai depender do quadro da pandemia.
Transmissão
A competição de 2021 marcará o fim do contrato com a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão. Aguarda-se para os próximos meses as negociações para a assinatura ou não de novo acordo. A cota paga pela televisão é de fundamental importância para a sobrevivência, principalmente para os clubes do interior.
A emissora vem cancelando alguns contratos, incluindo a transmissão da Copa Libertadores da América, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Carioca. O Grupo Globo deu indicativos do desinteresse de transmitir os estaduais, à exceção do campeonato Paulista.
AG Esporte