A vitória do Itaúna ontem em casa contra o Ideal, consolidou a décima posição da URT no Módulo II do Campeonato Mineiro. Os 2×1 em casa deram ao rubro-negro bons rendimentos, subindo na classificação, encostando no Formiga e suplantando o Funorte, que agora é o sétimo colocado e confirmando a URT fora da zona de rebaixamento, agora ocupada por Ideal com nove pontos e Democrata de Sete Lagoas com seis.
Terminado o primeiro turno e com onze rodadas pela frente, está muito longe de uma decisão, porém nota-se um distanciamento de Ipatinga e Caldense nas duas primeiras posições. Não é hora de dizer que os dois são favoritos às vagas no Módulo I de 2010. É muito cedo para prognóstico deste tipo. No entanto, é uma vantagem considerável, numa competição apertada, de jogos quarta e domingo, dando mais condições àquela equipe melhor estruturada, com opções de banco, para não perder o pique.
A primeira rodada do returno traz os mesmos jogos da última quarta-feira, seguindo-se a ordem invertida dos confrontos. América de Teófilo Otoni joga em casa contra o Democrata de Sete Lagoas. Funorte, em casa, pega o líder Ipatinga. Valério, que perdeu de 1×0 no Zama Maciel joga em casa, 15 horas, neste domingo, diante da URT. Em Poços de Caldas, Vulcão recebe o Araxá. Formiga e Caldense é o confronto no Juca Pedro. Ideal e Itaúna, em Ipatinga, no Vale do Aço.
Para a URT, mais um desafio nesta hora de instabilidade da equipe, que alterna bons e maus momentos. A vitória da última quarta fez bem ao elenco, que voltou a se dedicar aos treinamentos acreditando numa presença mais marcante no returno da competição.
Se é complicado falar agora sobre possíveis campeão e vice, pela mesma forma deve ser dito para aqueles dois que vão descer para a terceirona. Vamos ter que aguardar…
(Adamar Gomes)