José Humberto volta a comandar o Mamoré em 2023

José Humberto de Oliveira chegou a Patos de Minas para comandar o Mamoré na campanha do Mineiro da Segunda Divisão (a terceirona), que será disputado no segundo semestre da temporada 2023. O seu trabalho começa a partir de agora, com a formação de uma equipe amadora para a disputa da Copa Regional Amapar, com início confirmado para o próximo dia 11 de fevereiro. 

Durante o período da Copa Amapar, Zé Humberto Codorna será o coordenador-técnico, cuidando de organizar a equipe esmeraldina e observar os clubes adversários e mais as partidas que serão disputadas no primeiro semestre nos Módulos I e II. Quem comandará o time do Sapo no Amador será o seu auxiliar-técnico Pael.

Na Terceirona, Zé Humberto passa à função específica de treinador, em busca do objetivo do clube esmeraldino de conseguir o acesso para o Módulo II em 2024.

Jogador

Zé Humberto, de 60 anos (completará 61 no dia 3 de julho), iniciou sua carreira no futebol no Uberaba, em 1982, em sua terra natal. Passou por diversos clubes até chegar ao Corínthians em 1987 e Santos  em 1990 e 1991. Jogou até 1996, encerrando carreira no Atlético de Sorocaba.

Treinador

Começou sua carreira como treinador no Matsubara do Paraná em 1997. Treinou equipes de todas as cinco regiões brasileiras, passando por cerca de 40 clubes.

Sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Sul: Paraná e Santa Catarina.
Centro-Oeste: Goiás e Mato Grosso
Nordeste: Bahia e Sergipe.
Norte: Tocantins.

Em Minas Gerais, Zé Humberto comandou o Uberaba em 2006 e 2015; Uberlândia em 2012 e 2013; Araxá Esporte em 2021 e 2022; e o Mamoré em 2011.

Conquistou títulos em Minas Gerais e Espírito Santo e coleciona pelo menos 12 acessos.

No Mamoré

Zé Humberto chegou ao Mamoré pela primeira vez no Campeonato Mineiro do Módulo II de 2011. Luís Eduardo era o treinador da equipe, nos amistosos e nos primeiros quatro jogos, tendo entregue o cargo, a partir daquele momento. O auxiliar Pael assumiu interinamente o time, no encerramento do primeiro turno.

Zé Humberto estreou no returno, derrotando o Uberlândia, em um sábado de carnaval, no Estádio Bernardo Rubinger por 2×1. O time contava com: Leandro; Josimar, Diego e André Alagoano; Peterson e Bruno Morais (Esquerdinha); Felipe, Indinho e Leandro Guerreiro; Washington (Alisson) e Luís Muller.

Nas quatro partidas seguintes, a equipe esmeraldina não venceu e acabou não conseguindo sua classificação para a segunda fase. Na época, o presidente do Mamoré era o sr. Judas Tadeus e no departamento de futebol, Sandro Gaúcho e Wilson Faccin. Os únicos remanescentes daquela época são o auxiliar Pael e o roupeiro Buiu. 

Bruno Henrique

Em sua entrevista no Bola na Rede da Rádio Clube 98, Zé Humberto falou sobre a oportunidade que deu a Bruno Henrique, em 2012 e 2013 no Uberlândia Esporte. Em 2013, o treinador foi trabalhar na equipe do Sergipe e Bruno Henrique retornou a Belo-Horizonte para disputar competições amadoras. Em 2014, Zé Humberto assumiu o Itumbiara e a sua primeira ação, foi buscar o atacante em BH para jogar na equipe goiana. Bruno Henrique jogou tanta bola, que foi contratado pelo Flamengo. O restante da história, todos conhecem.

Nos próximos dias, o Mamoré marcará a data de início dos treinamentos da sua primeira equipe de 2023, encarregada da disputa da Copa Regional Amapar. No grupo do Mamoré estão: Novo Andorinhas de Presidente Olegário, Cruzeiro da Prata, Santa Cruz de Lagoa Formosa e mais duas equipes patenses, JBS/Celebridades e Agrovecchi.

Por: Adamar Gomes – Foto: Guilherme Camargos