No dia 13 de junho de 1949 nascia em Patos de Minas, o Esporte Clube Mamoré, que comemora hoje 72 anos de existência. Por conta da pandemia do coronavírus, nenhuma solenidade foi programada para o Estádio Bernardo Rubinger, que vem sendo utilizado atualmente por uma equipe de jovens valores que estão sendo observados, para que aproveitamento em futuras competições, que ainda não estão confirmadas.
A atual diretoria, com a presidência de Fábio Braga priorizou para este ano, a estruturação financeira do clube, tendo desistido de disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, que terá seu início no segundo semestre, competição oficial da Federação Mineira de Futebol.
As comemorações do ano passado foram de forma on-line, com depoimentos de diretores e torcedores, abordando a história do clube alvi-verde e exibição de vídeos, com jogos do Sapo.
A última comemoração com presença efetiva de torcedores foi nos 70 anos, em 2019. Foi numa quinta-feira, feriado em Patos de Minas pelo dia do padroeiro Santo Antonio, com churrasco, barzinho funcionando, além de homenagens e anúncio do novo treinador Gustavo Brancão e dos primeiros jogadores contratados para a disputa da Segunda divisão. Naquela oportunidade foram homenageados cinco ex-jogadores: o goleiro Bajoso, o lateral-esquerdo Bené, o meia Edvar, os atacantes Iolando e Anedino,
A diretoria almeja que, no próximo ano, nos 73 anos, o Mamoré possa homenagear outros ex-atletas e pessoas que presentaram serviços ao Esporte Clube Mamoré.
Parabéns, à toda a família esmeraldina!!!!!!
Por: Adamar Gomes