O Campeonato Mineiro da segunda divisão terá início no dia 10 de agosto com a participação do Mamoré e mais 15 clubes na primeira fase. O Conselho técnico foi realizado há pouco na sede da Federação Mineira de Futebol, em Belo-Horizonte.
Dos 17 convidados, 16 compareceram. A exceção foi o XV de Novembro de Uberlândia, que desistiu da competição.
O presidente Adriano Aro, da FMF, abriu a reunião apresentando aos filiados a nova comissão de arbitragem, presidida por Juliano lopes Lobato, junto com Márcio Eustáquio Santiago. A comissão conta ainda com Renato Cardoso Conceição.
Foram apresentadas quatro propostas para a realização do Campeonato 2019, sendo aprovada a fórmula que contempla a regionalização. Com isso, os 16 times foram divididos em quatro grupos de quatro, para a disputa em turno e returno dentro de suas chaves.
Os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final, quando os confrontos serão definidos de acordo com o desempenho na primeira fase (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º). A semifinal e a final seguirão a mesma lógica, sempre considerando o desempenho na fase classificatória para formação dos confrontos. Os clubes de melhor campanha decidem em casa e têm a vantagem de dois resultados iguais para se classificarem.
Com essa fórmula, o Mamoré jogará em Patrocínio, contra a Sociedade Esportiva Patrocinense, em Araguari contra o Araguari Atlético Clube, que está retornando às disputas da FMF, além do Pirapora Futebol Clube, da cidade de Pirapora.
O Campeonato Mineiro da Segunda Divisão terá início no dia 10 de agosto e a final no dia 27 de outubro de 2019.
Ficou definido o formato sub-23, com lista máxima de 30 atletas por clube, sendo permitidos apenas cinco deles acima do limite de 23 anos. Serão permitidos registros de até cinco atletas amadores, sub-20.
A FMF reforçou, junto aos clubes, da necessidade da manutenção de gramados para a realização das partidas. As vistorias estão previstas para adequar os campos de jogo.
Grupos da primeira fase
Grupo A
Pouso Alegre
Atlético de Três Corações
Santarritense
Figueirense de São João del Rey
Grupo B
Mamoré
Sociedade Esportiva Patrocinense
Araguari
Pirapora
Grupo C
Ponte Nova (agora Valadares E.C.)
Boston City de Manhuaçu
Bétis de Ouro Branco
União Luziense de Santa Luzia
Grupo D
Coimbra B
Minas Boca de Sete Lagoas
Betim
Inter de Minas de São José da Lapa
Oito desses 16 avançarão para a fase seguinte da competição.