Mamoré foi rebaixado para a segunda divisão do futebol mineiro, a terceirona, com a derrota para o Tupynambás, em Juiz de Fora, na tarde deste sábado (7), por 2×1. Os gols aconteceram no segundo. Yan abriu o placar para o Baeta aos 4 minutos. O empate do alviverde foi aos 27, através de Jouberth. Finalmente aos 45:30, o THupynambás fez o seu segundo gol, com Thiago.
O Baeta, com 1×1, estava fora da classificação. Quem estava se classificando era o Betinense. Com 2×1, o Tupynambás terminou em terceiro, deixando o Uberaba em quarto.
O Mamoré, por sua vez, teria que fazer uma diferença de dois gols, para ultrapassar o CAP Uberlândia, que seria então, o outro rebaixado.
Tupynambás
Gleisson, Catatau, Adriano, Vinícius (CA) e Maicon (Aurélio); Gustavo, Guilherme e Filipinho (CA); Yan (Linhares), Ademilson e Richard (Thiago). Treinador: Guiba.
Mamoré
Hugo, Matheus Roldan, Gean, Márcio Paraíba e Sucupira (Janiel)(CA); Djair (CA), Pedro (CA), Jouberth e Luizinho; Evandro Russo (Marcos Vinícius) e William Darros (Fernandinho). Treinador: Pael.
Três jogadores que estavam no banco de reservas do Mamoré receberam cartões durante a realização da partida. André Mococa, por reclamação ao árbitro, recebeu o cartão vermelho. Os outros dois atletas levaram cartão amarelo: Matheus Dias e Felipe.
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira.
Resultados
Tupynambás 2×1 Mamoré – Juiz de Fora
Guarani 1×1 América TO – Divinópolis
Uberaba 3×1 Social – Uberabão
CAP Uberlândia 0x2 Ipatinga – Parque do Sabiá
Tricordiano 3×1 Nacional Muriaé – São Gonçalo do Rio Abaixo
Democrata SL 2×1 Betinense – Sete Lagoas
Classificação da Primeira Fase
Classificados
1º- Guarani – 23
2º- América TO – 20
3º- Tupynambás – 19 pontos e 6 vitórias
4º- Uberaba – 19 pontos e 5 vitórias
Não se classificaram
5º- Betinense – 18
6º- Tricordiano – 17
7º- Democrata – 15
8º- Nacional – 13 pontos e 4 vitórias
9º- Ipatinga 13 pontos e 3 vitórias
10º- CAP Uberlândia 12
Rebaixados-
11º- Mamoré – 9
12º- Social – 5.
Caminhada do Mamoré
Mamoré foi rebaixado para a Segunda Divisão, após três participações seguidas no Módulo II – 2016, 2017 e 2018. Na atual temporada, a equipe não conseguiu se firmar na competição e frequentou o tempo todo a zona de rebaixamento.
No ano passado, o alviverde patense não conseguiu participar do hexagonal final, terminando a primeira fase na quarta colocação, atrás de Uberaba, Patrocinense e Boa.
Em 2016, a campanha do Sapo foi melhor e conseguiu chegar à fase final do Campeonato, terminando em segundo lugar no Grupo A, atrás do Uberaba e à frente do CAP Uberlândia. Porém, no hexagonal, a equipe ficou devendo e terminou em quinto lugar.
Campanha 2018
Mamoré 0x0 CAP Uberlândia
Uberaba 4×1 Mamoré
Betinense 2×1 Mamoré
Mamoré 0x0 Tricordiano
América TO 2×0 Mamoré
Mamoré 1×2 Nacional Muriaé
Ipatinga 1×1 Mamoré
Social 1×3 Mamoré – primeira vitória
Mamoré 0x1 Democrata Sete Lagoas
Mamoré 1×0 Guarani – primeira vitória em casa
Tupynambás 2×1 Mamoré
Troca de treinadores
Wantuil Rodrigues comandou o Mamoré nos três primeiros jogos e acabou sendo demitido. Assumiu Ludyo Santos, que ocupava o cargo de coordenador técnico, ficando seis jogos à frente da equipe esmeraldina. A sua queda se deu após a derrota em casa para o Democrata de Sete Lagoas. Nas duas últimas partidas, o comando técnico ficou com Carlos Alberto (PAEL), nos jogos contra Guarani e Tupynambás.
AGesporte / Foto: Toninho Cury