Sem surpresas, os favoritos Cruzeiro, Atlético e América chegam às semifinais do Campeonato Mineiro. Mais o Boa Esporte, que foi o primeiro do interior e que disputou nos pênaltis contra o Tombense, para ficar com a vaga. Poderia ter dado também o time de Tombos.
Atlético, Cruzeiro, América e Boa, os quatro primeiros colocados da primeira fase do Campeonato Mineiro, conseguiram passar pelas quartas de final e estão na semifinal da competição. O Cruzeiro despachou o Patrocinense por 5×0, no jogo de sábado no Mineirão. Rodriguinho (2), Marquinhos Gabriel (2) e Fred fizeram os gols cruzeirenses. Na noite de sábado, em Varginha, vitória do Boa Esporte, na disputa na marca do pênalti, diante do Tombense, por 3×0, após 1×1 no tempo normal. Gustavo Henrique anotou para o Boa e Éverton fez o único da equipe de Tombos.
No domingo, O Atlético bateu o Tupynambás, no Mineirão, por 3×1. Cazares (2) e Ricardo Oliveira, cobrando falta, marcaram os gols do Galo, que comemorava antecipadamente o seu 111º aniversário. O único gol do Baeta foi anotado por Ademilson, de pênalti, num erro da arbitragem, pois a falta foi falta da área.
O América fechou na noite de segunda-feira, as quartas de final, ganhando da Caldense por 2×0, no Estádio Independência, em Belo-Horizonte, gols anotados por Matheusinho e João Paulo.
Com esses resultados, estão definidos os jogos das semifinais, com os confrontos entre 1º e 4º, 2º e 3º colocados, considerando-se a campanha geral do Campeonato. O Atlético terá pela frente o Boa e o Cruzeiro enfrentará o América, no clássico, em duas partidas, marcadas para os dois próximos finais de semana. Nos dias 14 e 21 de abril acontecerão os jogos finais do Campeonato Mineiro.
A URT acabou saindo na primeira fase, terminando a sua participação em 10º lugar com apenas duas vitórias conquistadas, com mais quatro empates em casa e cinco derrotas fora de Patos de Minas. Nessa posição, o Trovão Azul acabou não participando das quartas e também perdeu vagas na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Em 2020, a URT disputará apenas o Módulo I do Campeonato Mineiro e será pela sétima vez consecutiva. A equipe celeste conseguiu o acesso em 2013 e de 2014 até aqui vem participando da principal divisão do futebol estadual.
A Série D de 2019 começará no dia 5 de maio e a estreia da URT será em Itu, no Estádio “Novelli Júnior” diante do Ituano. A equipe patense está no grupo A13 e terá ainda como adversários o Brasiliense, do Distrito Federal e o Serra, do Espírito Santo. Essa será a quarta participação seguida do Trovão Azul na quarta divisão do futebol brasileiro.
Por: Adamar Gomes