O “2º Encontro do Grupo Amigos do Futebol” aconteceu neste sábado (22), no CT do Clube Atlético Olaria, no Bairro Quebec, em Patos de Minas. Na verdade, no dia anterior houve um aquecimento, aproveitando o feriado de “Tiradentes” e encaminhando as festividades do dia seguinte.
O dia amanheceu com o céu coberto de nuvens, porém sem chuva e uma temperatura amena para a prática do futebol, que começou por volta de 9h30 da manhã, entre Patenses x Paturebas. A chegada da turma começou praticamente duas horas antes, período em que foram contadas várias passagens do futebol de décadas passadas, muitas gargalhadas, fotos para a posteridade e reencontro de pessoas que já não se viam, há algum tempo.
Após o futebol, o almoço, com música ao vivo e a famosa resenha, para estreitar ainda mais os laços de amizade.
Ressalte-se o trabalho brilhante da comissão organizada formada pelo Didi, Élcio Caixeta, Latera, França e Moacir Rabelo, com muita dedicação.
Foi assim também no primeiro encontro realizado no dia 17 de julho de 2022, no Centro de Treinamento Antonio José Neto, do Olaria.
Homenagem
O homenageado do segundo encontro foi o desportista Hélio Fernandes, o conhecido Hélio Mecânico, treinador de equipes amadoras e autônomas na década de 1960.
Hélio do Bitinho deu o chute inicial e foi agraciado com uma camisa do evento. Com emoção, expressou todo o seu agradecimento aos Amigos do Futebol, por ter sido lembrado nessa homenagem.
Hélio comandou o Santa Terezinha e conseguiu realizar um trabalho que agregava a prática esportiva e a cidadania, tirando do mal caminho vários garotos daquele e de outros bairros de Patos de Minas.
Foi treinador do Tupi Esporte Clube, equipe aguerrida que fez parte do cenário esportivo patense com muita galhardia nos anos 60.
Comandou o Derpatos Atlético Clube, fundado em 1968, conquistando no ano seguinte, de forma invicta, a Taça Patos, competição oficial da LIga patense de Desportos, superando concorrentes importantes no futebol da cidade.
Grupo de zap
O Grupo de watts app Amigos do Futebol foi criado no dia 19 de julho de 2019 pelo desportista e ex-atleta Ademir Wilson de Sousa (Didi) para reunir jogadores de futebol de Patos de Minas e outras cidades, boleiros e amantes do mundo da bola. Desde então teve um crescimento extraordinário, com troca de mensagens, causos do futebol, o tradicional “bom dia” e muita zoação também, entre atleticanos e cruzeirenses e outras rivalidades do esporte. São mais de 100 participantes.
O assunto Política é proibido e quem, indevidamente, publicar algo nesse sentido, já sabe que vai levar uma suspensão, tendo o seu post deletado.
Diante de tantos astros do nosso futebol, torna-se complicado citar nomes dentre os presentes, para não cometer injustiça e se esquecer de alguém. Afinal, cada um fez a sua parte na história do nosso esporte bretão. Verdadeiros craques que serão lembrados para sempre. Mesmo assim, deixamos aqui o nome de dois craques do passado, que brilharam em Patos de Minas e em outras grandes equipes: o zagueiro Zé Borges e o goleiro Bajoso, que veio de sua fazenda em Paracatu para participar do evento.
Por: Adamar Gomes