Retomada do Módulo II dia 10 de outubro


Realizada na tarde desta segunda-feira (17) a reunião via-internet dos clubes do Módulo II e a Federação Mineira de Futebol, para tratar do prosseguimento da competição interrompida em março, em função da pandemia do coronavírus.

O Mamoré foi representado pelo seu presidente Edson Reis, juntamente com os outros 11 participantes do Módulo II, competição paralisado após a realização da sexta rodada da primeira fase e, consequentemente, faltando mais cinco para a definição das equipes classificadas para o quadrangular final e as duas que serão rebaixadas. 

Ficou decidido que o Campeonato será retomado no sábado, dia 10 de outubro de 2020, com a previsão de encerramento da primeira fase, no dia 31 de outubro, também em um sábado. Dessa forma serão utilizados quatro finais de semana e mais uma data intermediária, para se cumprir até o fim de outubro, a fase classificatória. 

Outro assunto foi em relação à inscrição de atletas. O regulamento aprovado no Conselho Técnico do ano passado, permitia que cada agremiação poderia inscrever até 30 jogadores. No entanto, pela longa paralisação do Campeonato, praticamente todas as equipes fizeram a rescisão de contrato de seus atletas. Diante disso, ficou aprovado que cada clube poderá inscrever mais 30, até a data que antecede o início do quadrangular final. A FMF se comprometeu a liberar os custos dessas novas inscrições. 

Sobre os cuidados com a covid-19, ficou acordado que a competição seguirá o protocolo utilizado no Campeonato Mineiro do Módulo I, com alguma flexibilização, dependendo do cenário da pandemia em outubro.

Pedidos do Mamoré

O presidente Edson Reis fez duas solicitações durante a reunião. Na primeira, o clube se posicionou contrário à sequência da competição, pela aceleração da pandemia, o alto risco de contágio e o protocolo muito difícil de ser cumprido. No entanto, a maioria aprovou pela continuidade da disputa.

O Mamoré também se posicionou contra o rebaixamento. O Presidente da FMF, no entanto, disse que esse assunto não seria objeto de deliberação do Conselho Técnico. De qualquer forma, segundo Edson Reis – “ficou registrado em ata, que o Esporte Clube Mamoré gostaria que fosse preservado o direito do não-rebaixamento, em razão da pandemia.”

Por: Adamar Gomes