Terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda divisão, na prática, a Terceirona. No Grupo A classificaram-se Nacional de Nova Serrana (31), Democrata de Sete Lagoas (21) e Sport de Juiz de Fora (18). Não se classificaram, Ideal de Ipatinga, Coimbra, Venda Nova e Arsenal.
No Grupo B, Patrocinense foi o primeiro colocado com 20 pontos, seguido pelo Varginha com 17 e o Fluminense de Araguari com 9, os três classificados para a fase final. Estão eliminados, Guarani e Sul Minas de Pouso Alegre.
Na tarde desta segunda-feira (25), as equipes classificadas estiveram na sede da Federação Mineira de Futebol para tratarem do Hexagonal, em que os participantes vão se enfrentar em turno e returno, classificando os dois primeiros colocados para o Módulo II do próximo ano. Na oportunidade ficou definida a primeira rodada com as partidas acontecendo no próximo sábado (30) e na segunda-feira (1º de novembro).
Jogos
No sábado (30) jogam Fluminense e Nacional de Nova Serrana em Araguari; Em Juiz de Fora, Sport e Patrocinense. Na segunda (1º), vão se enfrentar Democrata e Varginha, em Sete Lagoas. (AG)
O TRIÂNGULO MINEIRO E O ALTO PARANAÍBA PRECISAM FICAR MAIS FORTES AINDA NO CENÁRIO FUTEBOLÍSTICO MINEIRO. COM O ITUIUTABA NA SÉRIE B EM 2011, URT, MAMORÉ, UBERABA E UBERLÂNDIA PRECISAM DE MAIS EQUIPES JUNTO A ELAS PARA CONFIRMAREM A REGIÃO COMO GRANDE FORÇA DO FUTEBOL DE MINAS GERAIS! TOMARA QUE A PATROCINENSE E O FLUMINENSE SUBAM.. AFINAL, SÃO VELHOS FREGUESES DO TROVÃO AZUL, JUNTAMENTE COM O SAPINHO PULA-PULA… JÁ SÃO 18 PONTOS GARANTIDOS EM 2011!!!!
Faço aqui uma sugestão para campeonato mineiro 2011. Com ela vamos ter mais equipes em ação, mais atletas, comissões técnicas, árbitros e jornalistas trabalhando.
Nesta TERCEIRONA mineira em que a Federação insiste em chamar de segunda divisão, nós temos duas emissoras de Sete Lagoas (Cultura e Eldorado) acompanhando o Democrata, duas de Nova Serrana (Industrial e Liberdade) acompanhando o Nacional, uma de Patrocínio (Difusora) acompanhando a Patrocinense, uma de Juiz de Fora e outra de Santos Dumont acompanhando o Sport.
O Sport é um bom exemplo dessa movimentação com o aproveitamento de bons jogadores que estavam no Tupi, e hoje, com o Tupi sem atividade, estão em ação, disputando uma competição oficial.
Com o número reduzido de participantes nos Módulo 1 e 2, equipes tradicionais do nosso futebol: Valeriodoce (Itabira), Fabril (Lavras), Esportivo (Passos), Paraisense (São Sebastião do Paraíso), Social (Cel Fabriciano), Rio Branco (Andradas), Esportiva (Guaxupé) e Pouso Alegre estão fora do cenário esportivo mineiro.
No campeonato Carioca que tem Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo, são 16 participantes e no campeonato Paulista que tem São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, são 20 participantes.
Sugestões:
Campeonatos de 2011.
Módulo UM (Série A)
01 – Cruzeiro (Belo Horizonte),
02 – Democrata (Governador Valadares),
03 – Atlético (Belo Horizonte),
04 – Tupi (Juiz de Fora),
05 – Ipatinga (Ipatinga),
06 – América (Belo Horizonte),
07 – Villa Nova (Nova Lima),
08 – Uberaba (Uberaba),
09 – Caldense (Poços de Caldas),
10 – América (Teófilo Otoni),
11 – Guarani (Divinópolis),
12 – Funorte (Montes Claros),
13 – Mamoré (Patos de Minas), foi, no campo, o vice-campeão,
14 – Poços de Caldas (Poços de Caldas), fez 14 pontos na 01ª fase e 10 pontos na 02ª, sendo o 02º melhor de sua chave.
Fórmula:
Turno único = 13 jogos, classificando os 04 melhores, para a semi-final, de onde sairão os 02 finalistas.
Obs: Os dois finalistas realizarão as mesmas 17 partidas que são disputadas na atual fórmula.
Módulo DOIS (Série B)
Os atuais:
01 – Uberlãndia (Uberlãndia), penúltimo rebaixado,
02 – Ituiutaba (Ituiutaba), último rebaixado,
03 – Formiga (Formiga)
04 – Itaúna (Itaúna)
05 – Tombense (Tombos)
06 – URT (Patos de Minas)
07 – Tricordiano (Três Corações).
Mais os 06 (seis) da última fase e o melhor clssificado na primeira fase. Hoje, seria o Ideal de Ipatinga.
Fórmula:
Duas chaves com 07 equipes cada, classificando 03 de cada chave para o hexagonal, subindo 02 times.
Módulo TRÊS (Série C),
Valeriodoce e Araxá, que foram rebaixados e mais as outras equipes interessadas.
Com 12 equipes a probabilidade de rebaixamento é de 16,66% e com 14 essa probabilidade cai para 14,29%.
Abs,
Carlos Alberto Fernandes Ferreira
(AMCE nº0600)
Juiz de Fora-MG
http://www.carlosferreirajf.blogspot.com
http://www.radioculturasd.com.br