Fundada em 9 de julho de 1939, URT completa 82 anos de vida nesta sexta-feira. Com as atividades do futebol paralisadas e com a pandemia do coronavírus, nenhuma comemoração festiva foi programada pela diretoria. O momento no Trovão Azul é de acerto de contas e busca de soluções para quitar dívidas e planejar a próxima participação do clube, no Campeonato Mineiro de 2022.
São nove anos consecutivos na elite do futebol mineiro, desde a coquista do Módulo II em 2013 até o campeonato do ano que vem, com a participação garantida. Com isso, a equipe azul quebrou o seu próprio recorde de oito participações, que aconteceu de 1999 a 2006.
A melhor colocação foi o terceiro lugar no campeonato de 2005, atrás apenas de Cruzeiro (campeão) e Ipatinga (vice) e à frente de Atlético e América. Trovão Azul tem o bi-campeonato da Taça Minas Gerais de 1999 e 2000, quando adquiriu o direito, pela primeira vez, de participar da Copa do Brasil. Mais recentemente, a URT conquistou o título de campeão do interior por duas vezes seguidas, 2016 e 2017.
São 21 participações na primeira divisão, 18 no Módulo II (Segunda Divisão) e duas no Torneio Incentivo. Na atual temporada, ao se classificar em quinto lugar na primeira fase, URT foi vice-campeã do Trofeu Inconfidência.
O Trovão realizou 34 jogos na Série D do Campeonato Brasileiro, nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Na Copa do Brasil, disputou em 2000 diante do Fluminense, com jogos no Zama Maciel e Maracanã, classificando-se o Tricolor. Depois veio a campanha de 2001, sendo eliminada pelo Mixto de Cuiabá após os jogos em Patos e na capital matogrossense. Voltou a disputar a Copa do Brasil em 2006, eliminando o Londrina na primeira fase e perdendo para o Santos de Vanderlei Luxemburgo, na segunda. Em 2017, URT foi eliminada pela Luverdense no Mangueirão, em jogo único. Em 2018, também em jogo único, o Trovão Azul acabou eliminado pelo Paraná, que conseguiu o empate, que lhe favorecia, como visitante. Em 2019, URT começou bem, eliminado o Coritiba por 3×2 no Zama Maciel, perdendo na segunda fase, nos pênaltis, para o Vila Nova de Goiânia por 5×4, depois de 2×2 no tempo normal.
Em 1995, a URT participou da sexta edição do Campeonato Brasileiro da Série C, conquistado pelo XV de Piracicaba. A equipe patense participou no Grupo 4 da primeira fase, enfrentando Uberlândia, Botafogo de Ribeirão Preto e Mirassol.
A presidente Maria Isabel Pimenta Rocha deixou sua mensagem aos torcedores da URT.
– A URT completa 82 anos, com muita luta, muita história e crescimento a cada ano. Quero agradecer aos que me antecederam, aos torcedores, colaboradores, patrocinadores, toda a diretoria e conselheiros, que fazem parte do dia a dia dessa grande entidade. Infelizmente com a pandemia, não podemos comemorar da forma que gostaríamos, como sempre faz a URT. Vai haver a oportunidade para essa comemoração.
Sobre o momento em que atravessa o clube, com contas a serem acertadas, a presidente acrescentou:
– Que o dia seja de muitas alegrias, com lembranças boas de sonhos e conquistas. Estamos enfrentando problemas e estamos buscando soluções. Isso vai ser resolvido
Por: Adamar Gomes – Foto: Toninho Cury (arquivo)