URT confirmou no sábado (1º) a sua vaga para a disputa da Copa do Brasil 2019, depois que o Atlético derrotou o Botafogo, no Independência, por 1×0, pelo Campeonato Brasileiro, conquistando vaga na pré-libertadores. Com isso, abriu-se mais uma vaga para Minas Gerais e, pela colocação do Trovão Azul no último estadual, a equipe patense participará da competição nacional, pela sexta vez, a terceira seguida. Em 2017, a Celeste jogou contra o Luverdense e, neste ano, enfrentou o Paraná. Antes, as participações da URT aconteceram em 2000, 2001 e 2006.
Diretores, jogadores e torcedores da URT comemoraram bastante a vaga, pois além de projeção nacional, receberá uma premiação que, espera-se, seja superior a R$ 700 mil reais, só na primeira fase. Lembrando que essa premiação cresce de valor, à medida que a equipe conseguir sua passagem para fases posteriores.
A última vez que conseguiu passar para a segunda fase foi em 2006, enfrentando o Santos, após ter eliminado o Londrina, em dois jogos, realizados no Estádio do Café e no Mangueirão.
A URT estará nos Potes E ou F, enfrentando adversários dos Potes A e B, teoricamente mais fortes. A CBF é quem vai confirmar os oito agrupamentos de equipes, para o sorteio da primeira fase. A URT jogará a primeira partida em casa e, o seu adversário a ser sorteado, jogará com a vantagem do empate para conseguir a vaga na fase subsequente. Para o Trovão Azul só a vitória interessa. O Trovão Azul ocupava a 101ª posição no ranking da CBF, no ano passado e, pela atualização feita, ganhou 20 posições, chegando ao 81º lugar.
Por: Adamar Gomes – Foto: Toninho Cury (Copa do Brasil 2017)